> > >

sábado, 22 de setembro de 2012

FAC-SIMILI DE PAPIRO DO SÉCULO II


PARTICIPANTES DO SÍNODO RECEBEM FAC-SÍMILE DE PAPIRO DO SÉCULO II


Cidade do Vaticano, 25 out (RV) - Na sessão da tarde de ontem, foi entregue ao Santo Padre e aos participantes do Sínodo um fac-símile do Papiro Bodmer XVI-XV.

Este papiro contém quase todo o Evangelho de Lucas e mais da metade daquele de João. Confrontado com outros manuscritos, o código Bodmer foi datado entre 175 e 225 d.C. e é, atualmente, a obra mais preciosa da Biblioteca Apostólica Vaticana.

No fac-símile entregue aos padres sinodais, constam duas folhas que contêm o Prólogo do Evangelho de João e a oração do Pai-nosso do Evangelho de Lucas.

Segundo o bibliotecário e arquivista da Santa Igreja Romana, Card. Raffaele Farina, o texto do Novo Testamento participa, mesmo que instrumentalmente, do mistério da Encarnação de Cristo. Assim sendo, a Biblioteca Vaticana deu ao mundo uma contribuição única para a conservação e a transmissão integral dos textos originais da Sagrada Escritura, de modo especial do Novo Testamento.

O Papiro Bodmer XVI-XV chegou ao Vaticano em 22 de novembro de 2006. É constituído de 51 folhas (num total de 102 páginas) inteiras ou fragmentárias. O seu texto é muito semelhante ao atestado, durante o império de Constantino, pelo código B (o célebre Vaticano grego 1209). Este, com o código Sinaítico, é o mais antigo testemunho de toda a Bíblia grega.

Fonte: Rádio Vaticano.

Nenhum comentário: